quarta-feira, 2 de março de 2011

Doce de Chila

Conhecida como abóbora Gila ou Chila, dependendo das regiões, é muito utilizada para fazer doce. Este doce fica em fios de cor branca e é utilizado em diversas receitas tradicionais ou conventuais. Em casa dos meus pais a abóbora chila era também utilizada para fazer as minhas filhoses preferidas.Quando tiver oportunidade coloco aqui a receita.

Ingredientes:

1 abóbora chila
açúcar ( o mesmo peso do que de abóbora após cozida e escorrida)
250 ml de água
1 pau de canela
1 casca de limão (de preferência sem a parte branca)

Lavar a abóbora. Partir a abóbora atirando-a contra uma superfície dura, por exemplo o chão, separa-la em pedaços com  as mãos e remover os filamentos amarelados (conhecidos na terra dos meus pais como  a tripa da abóbora, se não forem retirados dão mau sabor do doce) e as pevides. Não utilizar utensilios de metal ao separar ou limpar a abóbora porque estes alteram o sabor. Lavar bem  os pedaços em diversas aguas até deixar de fazer espuma, colocar a abóbora de molho em água abundante com a parte da casca virada para cima durante 24 h. Cozer a abóbora em água com sal até esta estar tenra. Retirar a abobora da panela, deixar escorrer bem, removera as cascas, separar os filamentos e pesar para saber qual a quantidade de açúcar necessário. Numa panela colocar os 250 ml de água, o açucar, a casca de limão e o pau de canela, deixar ferver até atingir o ponto perola, juntar a abóbora e deixar cozinhar. mexendo com frequência O doce está pronto quando fizer uma estrada no fundo da panela, ou seja quando passar com a colher no fundo da panela e o doce não se juntar.
Colocar o doce em frascos deixar arrefecer parcialmente e fechar, em seguida ferver os frascos numa panela (os frascos devem ser colocados de pé na panela e ficarem totalmente cobertos com água) para criar vacuo e o doce não se estragar.

Bom apetite 

Espero que gostem da minha receita e até breve. 

1 comentário: