quinta-feira, 10 de março de 2011

Doce de Physalis

O physalis é um fruto nativo das regiões temperadas, quentes e subtropicais. De aparência bastante diferente daqueles com que estamos mais familiarizados,  identifica-se muito facilmente porque parece um pequeno tomate amarelo envolto numa "cupula" de folhas secas, talvez por isso seja conhecido nos Açores como tomate capuchinho.  Tenho a sorte de não ter que comprar este fruto porque quer os meus pais quer os meus sogros tem abundância deles todos os anos e eu posso dar-me ao luxo de fazer doce de physalis. Sinceramente é um dos meus doces favoritos.


Ingredientes:

1 kg de Physalis sem as folhas
1 kg de açúcar (coloco cerca de 800 gr porque acho que 1 kg é demasiado)

Lavar os physalis, coloca-los inteiros numa panela com o açúcar e levar ao lume a cozinhar em lume brando. Quando os physalis estivem macios derreter com a varinha magica e deixar o doce espessar ligeiramente. Colocar em frascos esterilizados e guardar.

Gosto muito de servir este doce com queijo fresco ou a acompanhar um pedaço de cericaia/sericaia.

Sem comentários:

Enviar um comentário