domingo, 13 de março de 2011

Couscous Marroquino com vegetais


O couscous marroquino é um prato muito apreciado cá em casa, a única parte que o meu filho não gosta é do grão de bico. Embora pareça uma receita complicada porque tem muitos passos na sua elaboração, na verdade não é, basicamente é um cozido. Para a sua confecção é necessária uma couscousiere, ou seja uma panela marroquina própria para fazer couscous, eu tenho uma, mas quem não tem pode fazer este prato numa panela alta para cozer a vapor ou então numa panela norma (e fazer a semola de couscous como explicam nas embalagens).Tirei esta receita do blog cooking with Alia, para quem gosta de receitas marroquinas, como é o meu caso, acho sinceramente  que devem fazer-lhe uma visita, tem muitas receitas e para alem disso podem ver os videos onde ela explica muito bem a confecção das mesmas.

(A foto não favorece muito esta receita, quando tiver uma melhor substituo esta)

Ingredientes: (esta receita dá para 5 ou mais pessoas)

3 xicaras de chá de couscous
1 colher de sopa de smen (manteiga clarificada), eu utilizo manteiga normal derretida
2 colheres de sopa de óleo vegetal
2 xícaras de água
1 frango (2 kg)
1 / 3 xícara de chá de azeite
½ colher de chá de cúrcuma (açafrão da Índia)
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá sal

½ colher de chá de pimenta
1 grande pitada de açafrão

(como tenho o preparado de especiarias para couscous coloco cerca de 2 colheres de sopa do preparado)
1 repolho (normalmente utilizo sempre repolho)
1 abóbora manteiga (só coloquei da 1º vez que fiz esta receita, por cá só gostamos de abóbora em doces )
2 xícaras de bico seco (embebido em água durante a noite) ou 1 lata de grão de bico
2 Tomates
1 ramo de salsa
1 ramo de coentro (não coloco)
4 cenouras
1 courgette
2 Batatas
2 cabeças de nabos (eu utilizo chuchu, cá em casa ninguém gosta de cabeças de
nabos)
1 Cebola
3 malaguetas (eu utilizo 1 pimento vermelho porque o meu filho que não gosta de picante)

1 alho francês (a receita original não leva)


Descasque e corte todos os legumes em pedaços grandes, não descascar a abóbora, ao cozinhas a casca fica tenra. Na receita original o frango é colocado inteiro na panela, eu prefiro cortar o frango em pedaços.Na parte inferior da panela da panela colocar o tomate, o frango, o azeite, os condimentos, e a cebola . Tampe a panela e  deixe cozinhar em fogo médio durante 10 minutos, após esse tempo adicione os coentro, a salsa, o repolho, as batatas, as cenouras, os nabos, o repolho e o grão de bico se usar grão de bico já cozido ou enlatado adicione quando juntar os restantes vegetais. Junte 2 xícaras de água e cozinhe em fogo médio por 40 minutos. 
Como preparar couscous:  (se tiver couscousier ou panela de cozer a vapor)

Enquanto o frango e os vegetais cozinham, numa tigela colocar a semola de couscous com o óleo e a água e misturar bem. Uma vez que o tenham decorrido 40 minutos retire o frango, prove o molho e rectifique os temperos. Acrescente os restante dos legumes (a courgette, a abóbora, o alho francês e as malaguetas ou o pimento vermelho). Coloque o couscous na secção de cozer a vapor, coloque sobre a panela, tampe e deixe cozinhar até o vapor começar a sair do couscous (cerca de 10 minutos). Retire o couscous da panela e coloque numa tigela grande. Acrescente sal a gosto e 1 xícara de chá de água e misture e coloque novamente na secção para cozer a vapor durante mais 10 minutos. No final desse tempo retire o couscous  da panela coloque numa tigela, separe os grães com um garfo, junte o smen (no meu caso , a manteiga derretida) misture bem.
 

Para servir coloque o couscous numa travessa regue com um pouco de molho, á volta coloque os vegetais e  por cima a carne. Sirva o restante molho á parte. Quando faço este prato sirvo sempre o couscous á parte porque caso sobre fica com melhor aspecto quando aquecido.

 Nota: quem não tiver couscousiere ou panela de cozer a vapor pode preparar a carne e as verduras da mesma forma e preparar o couscous seguindo as instruções que vem na embalagem.


Espero que gostem, bom apetite e até breve.




Sem comentários:

Enviar um comentário