sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Salsichas enroladas / Charutos de repolho

Esta receita, não tem segredo, aliás  a maioria das pessoas conhece-a, mas é daquelas que faço com bastante frequência, é algo fácil de preparar e relativamente económico. É também uma boa forma de fazer o meu filho comer couve sem ser em sopa. Utilizo sempre as salsichas frescas do continente que estão embaladas, para este prato são as minhas preferidas e ás vezes tenho a sorte de as encontrar depreciadas (com  a etiqueta cor de rosa) o que ajuda a fazer um prato ainda mais económico.

Ingredientes:

5 salsichas frescas
15 folhas de couve ( lombardo, branca, penca depende do que tenha em casa)
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 folha de louro
2 a 3 colheres de sopa de polpa de tomate
vinho branco q.b. ( nem sempre coloco)
sal e pimenta a gosto
Azeite

Separar as folhas de couve, lavar bem, retirar parte dos talos sem romper as folhas para que fique toda com a mesma espessura para cozinharem de forma uniforme. Numa bacia colocar as folhas, cobri-las com agua quente e deixar de molho até que estejam maleáveis. Numa panela  alourar a cebola e o alho em azeite com a folha de louro, juntar a polpa de tomate e o vinho, deixar cozinhar alguns minutos. Cortar cada salsicha em 3 e depois enrolar cada pedaço numa folha de couve formando charuto. Colocar os charutos na panela sobre o refogado, acrescentar água de forma a cobrir todos os charutos e deixar cozinhar. Rectificar os temperos a gosto ( na maior parte das vezes só coloco um pouco de pimenta porque as salsichas já são temperadas). Servir simples (como eu prefiro) ou acompanhado por um arroz branco (como o meu filho prefere)


P.s. Sobra sempre bastante molho eu guardo-os sempre para gastar noutra receita (ás vezes congelo-o) , muitas vezes acaba num arroz de repolho e cenoura.

Espero que gostem da sugestão, até breve


Sem comentários:

Enviar um comentário