quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Leche frita

Vivi algum tempo em Espanha, mais precisamente 1 ano e meio. Por incrível que pareça custou-me mais voltar para casa do que ter ido para Espanha, não porque me foi fácil deixar o meu pais para traz com todas as minhas raízes e referencias, antes pelo contrario. Foi-me muito difícil sair de "casa" em busca do desconhecido, dava por mim a chorar como uma Maria Madalena quando ouvia fado (até então não era muito apreciadora do género musical), a morrer de desejos por comer um pastel de nata (coisa que muito raramente como), e extremamente saudosa de tudo e de todos, foi ai que percebi o verdadeiro significado da palavra saudade. Mas foi-me muito difícil deixar Espanha para traz, porque ai encontrei a minha grande amiga, daquelas que sabem que não estamos bem, mesmo que não digamos nada, que sempre me ajudou, mesmo sem eu nunca pedir e porque ai fui recebida de braços abertos e acarinhada não como estrangeira mas como mais um membro da família, aliás era chamada de tia pelos filhos dos nossos amigos e o meu filho era tratado como sobrinho e assim o apresentavam ás pessoas com quem se relacionavam. É por isso que quando ouço "de Espanha nem bom vento nem bom casamente" a sair da boca de alguma ave rara, fico como uma leoa a defender a sua cria. As saudades são mais que muitas e por isso de vez em quando lá saem umas Galletas rellenas, um bolo de bolacha (com a receita da minha amiga) ou uma leche frita entre outras coisas.

Ingredientes:
1/2 l leite
1 pau de canela
1 casaca de limão
50 gr açúcar
40 gr amido de milho (maizena)
farinha e  ovo batido
açúcar e canela em pó qb
óleo para fritar

Levar o leite ao lume com a casca de limão e o pau de canela e deixar ferver alguns minutos para aromatizar o leite. Num recipiente á parte misturar o açúcar e o amido e pouco a pouco juntar o leite  misturando bem. Em seguida levar de novo ao lume mexendo sempre até a mistura espessar. Verter o preparado num tabuleiro e deixar arrefecer. Cortar a mistura já fria em quadrados ou retangulos (ou o feitio que preferir) com a ajuda de uma faca, retirar da forma, passar por farinha, em seguida por ovo batido e fritar até estarem dourados de ambos os lados. Depois de fritos passar por açúcar com canela e servir quente.

P.s. Eu prefiro comer frios porque o açúcar fica derretido e forma um xarope e eu lambuzo-me toda a come-los. 

Espero que gostem e até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário