sexta-feira, 19 de abril de 2013

Pasta alla Puttanesca

A receita não é minha, foi baseada na receita do Jaime Oliver que vi no programa "30 minute meals". Digo baseada porque a primeira vez que a fiz foi feita com os ingredientes que tinha cá em casa, como gostamos do resultado passou a ser feita sempre da mesma maneira.  E embora o meu marido diga que em Inglaterra se come muito mal e torça o nariz de cada vez que eu faço uma receita do Jaime Oliver (por ser um chef inglês)  este é um prato que aprecia bastante. Dizem os entendidos que "Puttanesca" significa com poucos ingredientes  por isso é um prato económico, rápido de confecionar e diferente para aquelas refeições em que o tempo não abunda.




Ingredientes:

1 ou 2 latas de Atum em azeite
2 a 3 dentes de alho
1 punhado de azeitonas pretas (costumo utilizar das caseiras)
1/2 pimento vermelho cortado em cubinhos
1 tomate cortado em cubinhos
polpa de tomate a gosto
Oregãos e tomilho a gosto
sal e pimenta q.b.
massa q.b.(esta e cotevelinhos, mas prefiro com esparguete)


Colocar a massa a cozer em água abundante e com sal suficiente (dizem os italianos que a água para cozer "pasta" deve estar tão salgada como o mar do mediterrâneo, por isso carrego sempre um pouco no sal da água).Entretanto escorrer parte do azeite do atum e levar o restante a aquecer juntar as azeitonas sem o caroço e em pedaços, juntar o pimento e o tomate, deixar cozinhar um pouco, juntar os dentes de alho picados (como tenho um espremedor de alhos, espremo directamente para a panela) . Adicionar o atum e a polpa de tomate (se preferir pode utilizar só tomate fresco) deixar cozinhar ligeiramente. Entretanto escorrer a massa , reservando um pouco da água para juntar á puttanesca para que não fique muito seca. Juntar a massa ao molho, adicionar as ervas aromáticas a gosto e rectificar o tempero.

P.s. A receita fica com melhor aspecto, mas como só me lembrei de tirar foto no final, só pude fotografar o que sobrou .

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário